Turma do curso Técnico em Orientação Comunitária visitam Congresso Mineiro de Municípios
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 21 Maio 2014 17:18
No dia 06 de abril, a turma do curso Técnico em Orientação Comunitária do Coltec saiu da sua rotina de sala de aula no município de Betim para ir ao Expominas, em Belo Horizonte, participar do 31º Congresso Mineiro de Municípios e da 30ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios. O evento é considerado o maior congresso municipalista do Brasil, registrando a presença de importantes intelectuais na área da gestão pública, mentores de projetos sociais de sucesso e políticos de todo o país - em especial de Minas Gerais. A Feira contou com a exposição dos vinte projetos ganhadores do prêmio mineiro de boas práticas na gestão municipal, além de dezenas de stands nas áreas do desenvolvimento social e urbano, educação, saúde, meio ambiente, combate às drogas, consultorias administrativas, softwares de gestão, dentre outros. Nossos alunos-congressistas puderam circular por um espaço de 10 mil metros quadrados de puro conhecimento em projetos que visam o desenvolvimento dos municípios de Minas.
O curso Técnico em Orientação Comunitária faz parte do Eixo Ambiente e Saúde do Colégio Técnico da UFMG. Ele tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuar em projetos comunitários de diferentes temáticas: meio ambiente, turismo, cultura, trabalho e renda, saúde, educação, esporte, lazer etc. Através de uma formação densa em políticas sociais, educação popular, empreendedorismo social, elaboração de projetos técnicos e afins, esse profissional pode trabalhar em instituições (públicas, privadas e do terceiro setor), conselhos tutelares, associações comunitárias, conselhos sociais, sindicatos, empreendimentos solidários e projetos sociais nas mais diversas esferas.
A participação da turma de Orientação Comunitária no Congresso e na Feira de Municípios buscou oferecer aos alunos uma visão concreta de possibilidades de atuação no campo, proporcionando também acesso aos instrumentos mais modernos do país em termos da gestão de projetos comunitários. Eis uma excelente oportunidade de conciliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho na área. Os alunos sabiam disso, tanto que todos eles compareceram ao evento, e saíram com suas bolsas lotadas - de folhetos e de boas ideias a serem aplicadas no decorrer do curso e da vida profissional!
![]() |
![]() |