Aprendizado e Crescimento – Case de sucesso do Curso Técnico em Contabilidade PRONATEC COLTEC/UFMG
- Detalhes
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 17:46
![]() |
![]() |
Micael Marques do Nascimento, 24 anos, é aluno do curso Técnico em Contabilidade do PRONATEC COLTEC/UFMG. Como tantos outros jovens, ele ingressou no curso em busca de uma oportunidade de aprendizado, crescimento e inserção no mercado de trabalho. Em pouco tempo deixou o cargo de cobrador interno na área de recuperação de crédito para trabalhar em uma conceituada empresa de Contabilidade de Belo Horizonte.
![]() |
Edvar Dias Campos (Supervisor do curso), Micael Marques (aluno), |
1 - Micael, como você ingressou no curso de Contabilidade do PRONATEC COLTEC?
Precisava e tinha interesse em estudar na área contábil, e também ter uma definição de minha profissão, com perspectiva profissional.
Quando vi as divulgações do PRONATEC, logo busquei informações e encontrei o curso que eu queria: o Curso Técnico em Contabilidade. Fiz inscrição e iniciei o curso numa das melhores instituições, o Colégio Técnico da UFMG (COLTEC).
2 - Conte-nos uma experiência que marcou sua participação no curso e como influenciou no seu crescimento profissional.
Ainda no início das aulas, entreguei um currículo a um professor, que me indicou para uma vaga. Por estar fazendo o curso consegui ingressar na empresa LARA CONTADORES ASSOCIADOS, uma das mais respeitadas contabilidades de Belo Horizonte.
Estou estudando pelo PRONATEC, empregado e muito feliz por ter alcançado o que planejei.
EIXO TECNOLÓGICO: GESTÃO E NEGÓCIOS
TÉCNICO EM CONTABILIDADE - 800 HORAS
Efetua anotações das transações financeiras da organização e examina documentos fiscais e parafiscais. Analisa a documentação contábil e elabora planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos valores imateriais. Organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade contábil e controla as movimentações. Registra as operações contábeis da empresa, ordenando os movimentos pelo débito e crédito. Prepara a documentação, apura haveres, direitos e obrigações legais.
Acesse o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Histórias de alunos e ex-alunos do PRONATEC COLTEC/UFMG
- Detalhes
- Publicado em Terça, 18 Março 2014 18:55
![]() |
![]() |
Patrícia Vieira Rosa é nossa ex-aluna do Curso de Figurinista, que preparou os estudantes para criar figurinos, interpretando-os; desenvolver pesquisa; criar croquis; reelaborar figurinos já existentes, coordenar equipes de produção, providenciar a organização do guarda-roupa, dentre outros.
No ano passado, como trabalho de conclusão de curso, criou um figurino que ficou em exposição e abrilhantou ainda mais a noite de formatura de um promissora turma. Como maquiadora, procurou agregar valor e conhecimento à sua carreira.
Acompanhe a trajetória dessa talentosa aluna na entrevista abaixo.
Patrícia, como você conheceu e ingressou no curso de figurinista do PRONATEC?
Vi informações sobre o curso pelo facebook através de uma amiga. Fui pessoalmente ao TU (Teatro universitário) e me inscrevi.
Qual a sua visão geral sobre o curso e seu principal aprendizado.
É um curso extremamente importante. O que seriam das peças teatrais, cinema, dança, circo, espetáculos em geral, sem o figurino? O que aprendi de importante foi perder o medo e ter coragem de ousar em meus processos de inspiração e de criação.
É preciso se entregar para as pesquisas, se interessar pela história em geral, pelas diversas culturas, ser uma boa observadora para conseguir se inspirar, se permitir imaginar e não ter medo de colocar a "mão na massa".
Conte-nos uma experiência que marcou sua participação no curso e como influenciou na sua carreira de maquiadora.
Após o curso, tive a oportunidade de ajudar (por meio de trabalho remunerado) com o figurino da Ópera Dido e Enéas, patrocinado pela Escola de Música da UFMG. Então, vivi isso na prática. Devido à pressão do curto tempo de trabalho que tive para entregar o figurino à equipe da ópera, foi preciso coragem de arriscar e criar, colocar a mente pra funcionar sem medo! O medo te barra, não te permite seguir em frente. E graças a essa coragem, consegui entregar o trabalho em tempo e tudo deu certo.
![]() |
Elenco da Ópera Dido e Enéas usando o figurino |
Conheci pessoas especiais. Os professores foram excelentes e o curso me trouxe mais inspiração para realizar vários trabalhos que estão ligados ao figurino, como desenhos, adereços, customizações etc.
Figurino e maquiagem se casam perfeitamente. Um compõe o outro. Senti que o curso me completou como maquiadora, pois a maquiagem é parte do figurino, seja ele para um personagem de palco ou para festas do dia a dia.
Quais as suas perspectivas e oportunidades para o mercado de trabalho?
Para ter reconhecimento nessa área, é preciso trabalhar e divulgar muito. Pelo fato de ter trabalhado com o figurino da ópera, acredito que a porta das oportunidades se abriu para mim, pois a equipe ficou muito satisfeita e pode ser que venha ter mais trabalhos futuramente.
![]() |
Patrícia Vieira Rosa |
PING – PONG
Nome: Patrícia Vieira Rosa, conhecida como Lola.
Como a moda surgiu na sua vida: Acho que desde que me conheço como gente, pois sou filha de costureira e também tenho uma tia que é. Vivia observando as duas criarem roupas e adorava ver as revistas de moda que elas tinham.
Onde busca inspiração: Além de filmes, quadrinhos, desenhos animados, o que mais me inspira é a natureza como um todo. Já observou como uma manga Tommy é colorida? Daria uma bela estampa.
O que mudaria no mundo da moda: Padrão de moda. As pessoas que não se enquadram no padrão, muitas vezes sofrem com preconceitos. Acho isso desnecessário. Somos rotulados pela imagem que vestimos, e nesse caso, a roupa diz tudo. Seria muito bom ver as pessoas deixando de julgar as outras pela aparência.
Um sonho: Fazer o figurino e maquiagem da ópera "O Fantasma da Ópera"
Uma frase: Não desista de tentar, pois no dia que conseguir, é porque tentou.
Palavra da Professora
“Essa foi uma turma muito produtiva, pois gostavam daquilo que estavam aprendendo e eram, em sua maioria, pessoas que de algum modo estavam buscando aperfeiçoamento. Outros buscavam agregar conhecimento, enfim, foi uma turma madura e com um grande potencial”, comenta a professora do curso, Silézia Santos de Morais.